sexta-feira, 30 de maio de 2014

Zelão


Há muito não tenho sentido encantamentos. Sim, do verbo encantar-se. Seja por uma música, um filme, uma banda, uma pessoa, ou mesmo, um livro - minha paixão. Entre-tantos desenxabidos expoentes no cenário da vida e da arte, eis que me surge uma agradável surpresa, daquelas de onde a gente menos espera. Ele aparece todos os dias, às 18 horas, na teledramaturgia global "Meu Pedacinho de Chão". Seu nome - Irandhir Santos. Seu personagem - Zelão. De onde Benedito Ruy Barbosa foi tirar essa alcunha, não faço a menor ideia. Todas-as-vias, é certo que neste horário meu coração dispara de emoção ao entrar no mágico e super colorido mundo encantado desta fábula maravilhosa. Da professora de cabelos cor-de-rosa e estupefatos olhos azuis até o peão da fazenda do coronel aloprado Epaminondas Napoleão, tudo é encantamento. É um deleitar-se no olhar, na perspectiva humana que desperta a criança em cada um de nós. Em sua prosódia regionalista, misturando o linguajar do interior com a tradução simultânea do italianês de Antônio Fagundes e seu Giácomo, tudo é lindo! Introduzir a magia na TV é algo raro. Poucas vezes pude me apegar a horários e personagens cativantes. O dedo de ouro que transforma televisão em arte é do diretor Luiz Fernando Carvalho. O mesmo que dirigiu Hoje é dia de Maria e Capitu. Nesta minissérie, aliás (alilás, como diria Zelão), foi que me encantei por Michel Melamed interpretando Dom Casmurro. Isso já faz seis anos. Michel me hipnotizou com seu Bento Santiago. Agora, depois de um enorme hiato, o mago das telinhas vem nos presentear com o Zelão. Irandhir já pôde ser visto no cinema atuando em Tropa de Elite 2, como o defensor dos direitos humanos, o contraponto do Capitão Nascimento, de Wagner Moura. Também atuou recentemente em Amores Roubados, a belíssima minissérie transmitida em janeiro. Dessa vez ele foi o vilão. Perfeito. Irandhir é totalmente isento de cacoetes que marcam um ator. A cada personagem feito abre-se uma nova perspectiva, um novo enredo, um personagem que em nada se parece com o outro. Ele está quase irreconhecível como o Zelão. Impressionante seu jeito de atuar, ele anda como o Robocop, ele é o brinquedo, o boneco automatizado. Mas ao conhecer a professora Juliana e se apaixonar, Zelão se desapropria da vilanice e simplesmente rouba a cena. Atrai para si todos os olhares. Ele chora um choro de dor e de desespero. Embrutecido pela vida, sem saber quem fora seu pai e acostumado a receber ordens do coronel, o personagem tinha que ser mesmo robótico. Agora, despido pelo sentimento da paixão, que o deixou vulnerável, ele decidiu mudar. E a cena em que ele se transforma em um novo homem é uma das mais intensas já vistas em uma novela vespertina. Se ainda fosse os dramalhões das 21 horas, entenderia. Com-tudo, maravilhosamente bem feito, o trabalho que Irandhir está emprestando ao seu Zelão, é coisa pra ficar guardado na memória afetiva, assim como ficou Bentinho, Félix e, neste momento, Zelão. Sim, há outros personagens sensacionais em Meu Pedacinho de Chão. Somente em matéria de encanta-mentos, este último me faz viajar para um mundo que é só-mente meu. Meu pedacinho do coração. Meu suspirar de emoção. Um encantamento pelo maravilhoso Zelão!

Não deixe de ouvir a música tema do personagem Ferdinando e também o tema de Zelão

11 comentários:

  1. Frodi, amo igualmente o Zelao e toda a historia de Meu Pedacinho de Chao. Pena q nao posso assistir todos os dias pq qdo chego em casa na maioria das vezes ja acabou. Mas eh tudo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Chris... Zelão mostra na simplicidade toda uma sabedoria de quem tem um coracão puro

    ResponderExcluir
  3. Irandhir Santos é um dos mais versátil e premiados atores de cinema,uma pena que as pessoas não dão muito valor ao cinema nacional ou só quando tem alguém da tv.Que Irandhir seja cada vez mais reconhecido como um dos maiores atores do Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Que texto LINDOOOOO tão encantador quanto à novela <3

    ResponderExcluir
  5. Margarete Soaressábado, 31 maio, 2014

    Eu tb sou fã da novela e das personagens!!!! Adoro o Zelão, a Professora, a Gina, a D. Tê, a Catarina e as crianças... A Mãe Benta me faz lembrar da minha avó paterna, tanto pela fisionomia, quanto pelo carinho, generosidade e pelo jeito de comer: fazendo "capitão". Seu texto, menina Chris, como sempre, perfeito!!! Bjos..

    ResponderExcluir
  6. Não tive a oportunidade de assistir um capítulo inteiro, as vezes pego o final... Mas me encanto mesmo é com seu encanto e viajo com seus dizeres. Quem sabe agora de férias da faculdade consigo me encantar por esse mundo mágico?

    Abraços!!! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  7. Zelão em sua simplicidade demonstra um amor puro,adoro a sua vontade em aprender as primeiras letras para escrever uma carta de amor! E a sua mudança com certeza,o fará caminhar com seu próprio pensar. E como o sorriso De Irandhir (Zelão) é lindo! Ah, Chris, lindo também o seu texto. Perfeito!!!Bjos...

    ResponderExcluir
  8. Texto perfeito! É mesmo impressionante a ousadia a que a Globo se permitiu, ao focar no artístico em diversos aspectos (a trilha sonora, por exemplo, é erudita, em vez dos popularescos contratados da SomLivre).

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo texto !
    Descreveu bem o encantamento da novela e do bruto-romântico Zelão... curto uma paixão platônica e suspiro ao vê-lo...... Ah se os homens de verdade aprendessem um pouquinho com o Zelão em como amar, respeitar e encantar uma mulher....... ai ai.....

    Anitta/ SP

    ResponderExcluir
  10. Também gosto muito do personagem Zelão... sempre há lugar para uma Cinderela simbólica em cada uma de nós e o personagem preenche estes requisitos. Corajoso, viril, forte, mas desbragadamente romântico e amoroso... ama até as entranhas do corpo e d'alma... qual é a mulher que não ser amada desse jeito.

    ResponderExcluir
  11. IRANDHIR SANTOS

    O personagem Zelão foi a porta que abriu para que eu entrasse e conhecesse uma pessoa muito especial que não canso de admirar.Iran é um ser humano bonito por dentro e por fora. Calmo, de fala mansa, tranquilo, e dono de um sorriso lindo (nunca vi ninguem sorrir com todo esse poder). Elegante quando quer , charmoso, encantador, sedutor, feiticeiro e fascinante, porem é simples , sem luxo ou estrelismo se mistura com o povo e gosta de ficar no meio do povo. Tem seus ideais e luta pelas causas dos mais carentes e injustiçados e não esconde isso veste a camisa vai as ruas e grita.
    Dá prá ver que ama sua familia e vive muito bem com eles e é todo carinhoso com os pais que deve mima-lo bastante pois é o caçulinha.
    No fundo de seus olhos tem uma certa tristeza que ele tenta esconder, mas na hora de atuar são olhos expressivos falam por si só. Atuar, nasceu prá isso, nos encanta com seus personagens trazendo junto deles uma riqueza de detalhes, de gestos, de proza, um conjunto de pequenos encantos que nos encanta. Consegue ser mil pessoas diferenciadas que não conseguimos ver nelas o Iran, apenas o personagem, muda como um camaleão, mostrando assim seu talento nato, especial e quase divino de tão perfeito. Não tenho duvidas que ele recebeu esse talento do alto, de Deus, não tenho outra explicação. Ama seu trabalho e se entrega de coração, de corpo e alma, dedicado e perfeccionista e por isso rodeado de premios ganhos merecidamente a olhos vistos sem duvida alguma pois nas telas e nos palcos se torna um Gigante.
    Tem seus erros (graças a Deus que tem ) e acertos sempre a sua frente e assim vai passando pelo caminho deixando coisas boas para quem o encontrar. É especial, um ser humano que vale a pena conhecer, um ser humano que soma, mesmo de longe consegue tocar as pessoas com os sentimentos mais lindos e ternos. Fui tocada pela simplicidade que ele passa em suas entrevistas mesmo sendo uma pessoa culta e de uma familia rica.
    Iran, foi muito bom te conhecer, foi especial mesmo, voce somou muitas coisas boas na minha vida, chegou em um dia lindo e deixou meus dias ensolarados.
    Desculpe meu portugues pois nunca tive a sorte de ter bons professores mas na Matemática sou expert , eu somei as alegrias que vc me deu com a fantasia de seus personagens, subtrai as minhas dores e multipliquei pelo amor que sinto por voce, resultado sobrou um sentimento especial que ainda não sei explicar mas que me faz muito bem.
    Da amiga que vc não conhece mais sabe que tem

    Tata Rezende

    É muito gostoso gostar de voce

    Voce tem obrigação de ser feliz

    ResponderExcluir